Largo Visconde do Cairú, 12 Conjunto 504 - Centro - Porto Alegre/RS
(51)3221-5259

Notícias

Cuidados necessários com as lentes de contato

Itens são práticos e garantem conforto ao usuário, mas exigem cuidados importantes

Utilizadas na correção de problemas visuais, as lentes de contato exigem cuidado especial para a sua manutenção e correta ação para a saúde ocular. Uma boa higienização, a conservação em um ambiente cujas características não sejam nocivas e retirá-las após o período de uso estão entre as principais ações para evitar complicações, conforme esclarece o técnico óptico, César Bento Monticelli.

– Embora alguns fabricantes e adaptadores permitam, nunca se deve dormir com a lente de contato, principalmente as de tipo anual. Durante o sono, se reduz a oxigenação da córnea que, combinado à sujeira que se acumulou na lente ao longo do dia, pode resultar em alguma infecção no olho – explica Monticelli.

A correta assepsia também é destacada pelo técnico óptico. Com as mãos limpas, depois de retirar as lentes, o usuário deve remover o acúmulo de sujeira na sua superfície. Monticelli afirma que devem ser utilizadas somente soluções multiuso registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a higienização das peças. Após, deve colocá-las em um estojo, que deve ser trocado a cada três meses, com uma solução de limpeza nova.

Outro aspecto importante diz respeito à maquiagem: a lente deve ser colocada antes de iniciá-la e deve-se tomar cuidado para que ela não toque na lente ou em qualquer produto, o que poderia manchá-la ou comprometer a sua eficácia. O mesmo cuidado deve ser tomado ao retirar as lentes, antes de fazer a remoção da maquiagem.

César Bento Monticelli é proprietário da Oftalsul, empresa parceira da Associação de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul).

7 de fevereiro de 2018