CONFIRA ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA
A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), compartilha com você, associado, recomendações de especialistas em segurança para ajudar a sua empresa a construir uma barreira contra o crime.

Vamos às dicas:

1. Fornecer adequada iluminação interior e exterior. Iluminação interior deve ser visível pelo exterior. A iluminação exterior deve alcançar áreas escuras em torno dos edifícios e estacionamentos.
2. Instalar vigilância por câmeras. O chamado vídeomonitoramento é uma ação preventiva que ajuda a identificar possíveis criminosos e fraudes. Uma vez instalado os equipamentos, é importante divulgar a informação nos pontos de entrada do estabelecimento.
3. Utilize um cofre com mecanismo de tempo de abertura para minimizar a quantidade de valores a movimentar e para desencorajar ladrões em potencial.
4. Conheça os antecedentes e outros métodos para selecionar seus colaboradores antes de efetivar uma contratação. Esta é a melhor defesa contra o roubo interno. Treine o novo contratado sobre as práticas de proteção e segurança.
5. Instalar alarmes de silêncio para notificar a polícia e dar-lhes melhor oportunidade para capturar os infratores.
6. Reduzir banners nas vitrines que possam dificultar a visualização em sua loja (interna e externamente).
7. Instrua os colaboradores sobre como agir (e comunicar-se com os demais na loja) ao perceber um possível assaltante. A comunicação preventiva pode informar através da perda de saudação, por exemplo, o reconhecimento de cada cliente que entra. É necessário oferecer atendimento personalizado para tantos clientes quanto possível, sem descuidar da segurança.


Como não é possível eliminar completamente os riscos, os proprietários de pequenas empresas podem ajudar a minimizá-los através da implementação de um plano de segurança abrangente, incluindo tecnologia e, o mais importante, treinamento adequado dos colaboradores para suprir pontos fracos do seu estabelecimento.

Benefícios no Portal do associado

Você associado, em dia com suas mensalidades, possui login e senha de acesso à sua área restrita neste portal. Em seus documentos, a Ajorsul postou um manual completo de segurança. Entre e faça o download.